Este guia tem como objetivo esclarecer o processo de transmissão dos eventos de SST para o eSocial na plataforma IndexMed.
Antes de começar, se você não sabe como são gerados os eventos do eSocial, acesse este link para entender quais são os processo que geram eventos para o eSocial.
Se você já gerou os eventos e quer transmitir para o governo, veja as etapas necessárias:
1. Verificar se a empresa pertence aos Grupos que já podem enviar os eventos ao eSocial
Acesse nosso cronograma de implantação, clicando aqui e veja se a empresa/empregador já pode transmitir os eventos.
2. Cadastro do certificado
Para realizar a transmissão dos eventos será necessário o cadastro de um certificado do tipo A1 (eCPF ou eCNPJ). Para saber como realizar este processo, clique aqui. Note que o certificado que for cadastrado deve estar autorizado a enviar os eventos de SST em nome da empresa/empregador, se quiser saber mais regras sobre certificados e procurações eletrônicas, acesse este link.
Para ver o passo-a-passo desse processo, clique aqui para acessar o tutorial.
3. Seleção dos eventos a serem enviados:
No menu Gestão do eSocial > Eventos de SST, você escolherá os eventos que deseja enviar (o limite é de 50 eventos por lote), e deve clicar no botão Gerar lote criará um Lote de envio (um novo botão para essa ação será disponibilizado).
4. Validação dos eventos
Antes de liberar para envio a plataforma IndexMed vai validar a consistência dos dados dos eventos e se for necessário algum ajuste de informação no evento, você deverá fazê-lo durante o processo de validação para pode fazer a transmissão.
Para ver o passo-a-passo desse processo, clique aqui para acessar o tutorial.
5. Inclusão na fila de envio
Se estiver tudo certo com os eventos você poderá incluir o lote na fila de envio. A plataforma realizará a transmissão e te notificará quando tiver uma resposta do governo. Após a geração do lote você pode gerenciar os seus lotes no menu Gestão do eSocial > Lotes de eventos.
6. Resposta do governo e recibos
Quando o governo responder, nós avaliaremos o retorno e se estiver tudo certo, disponibilizaremos os recibos do lote numa tela para controle e exportação. Caso haja algum erro disponibilizaremos ferramentas para a correção e reenvio do evento.