O objetivo deste passo-a-passo é ajudar a entender a melhor ordem para as ações e oferecer acesso rápido aos tutoriais que compreendem a Gestão da Saúde ocupacional na plataforma IndexMed.
As ações enumeradas aqui devem ser realizadas, preferencialmente, após o cadastro de pelo menos um funcionário na plataforma. Para saber mais sobre o cadastro da estrutura organizacional até o nível de funcionário, clique aqui
A sequência indicada para o processo de cadastro das informações da Gestão da Saúde é:
1. Cadastro de Médico(a) Responsável pelo PCMSO
Esse cadastro determina o(a) profissional responsável pelo PCMSO de sua empresa ou de seus clientes. Pode ser realizado pelo menu Gestão da Saúde > Médico responsável.
Para ver o passo-a-passo desse processo, clique aqui para acessar o tutorial.
2. Configuração do PCMSO
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é a base da gestão da saúde ocupacional e pode ser gerenciado de forma simples na plataforma IndexMed. Pode ser gerenciado pelo menu Gestão da Saúde > Configuração PCMSO.
Aprenda a configurar as periodicidades dos exames dos colaboradores, clique aqui.
3. Cadastro de Profissionais da Saúde (exclusivo para assinantes Premium)
O cadastro dos profissionais da saúde servirá como base das informações para processos onde é necessário indicar médicos examinadores e responsáveis por processos da saúde. Os cadastros são realizados pelo menu Gestão da Saúde > Profissionais da Saúde.
Para ver o passo-a-passo desse processo, clique aqui para acessar o tutorial.
4. Informar exames e avaliações clínicas já realizadas (exclusivo para assinantes Premium)
Se algum colaborador de sua empresa ou de seu cliente realizou uma exame ou avaliação clínica é possível lançar os dados dos exames e informar os médicos examinadores. Esse processo alimenta o histórico de exames e, no caso das avaliações clínicas, gera o evento do ASO (S-2220) para o eSocial. O registro dos exames pode ser realizado pelo menu Gestão da Saúde > Informar exame.
Para aprender a registrar um ASO/exame, clique aqui
5. Pesquisar exames realizados no Histórico de exames
Se vocês realizar o lançamento de exames/avaliações clínicas em seu histórico, a compra de exames em nossa rede pelo menu Guia Express ou o encaminhamento de exames pela gestão de Clínicas/Ambulatórios, é possível gerar relatórios e fazer download dos documentos relacionados aos exames no menu Gestão da Saúde > Histórico de exames.
Após a tela carregar, selecione a empresa para poder buscar os exames realizados e se quiser, pode aplicar filtros adicionais à sua busca. Clique em Buscar para exibir os exames de acordo com os filtros.
No relatório exibido na tela é possível ver alguns dados do exame e fazer download do ASO e do Prontuário (se o mesmo foi anexado). Também é possível cancelar o exame, porém esta ação é irreversível e normalmente é realizada quando alguma informação errada foi lançada e o exame será registrado novamente com as informações corretas. Só podem ser cancelados exames que não tiverem seus eventos S-2220 enviados ao eSocial e não estejam em lotes de eventos pendentes de envio.
Atenção: Se no cadastro do funcionário não estiver liberado a exibição de resultados de exame (LGPD), as funcionalidades de exibir o resultado e fazer o download do ASO e Prontuário estarão disponíveis apenas para usuários que estiverem cadastrados em perfis Médicos.
6. Geração de documentos
Para gerar os documentos da Gestão da saúde acesse o menu Gestão da Saúde > Painel da Saúde e vá até o fim da página. Você verá a lista de documentos que pode gerar, clique no documento que precisa.
Após o carregamento da página escolha a Empresa a Unidade para qual será criado o documento. Configure o documento da forma como preferir e clique em Gerar. Após confirmar a geração o documento será gerado no formato escolhido e estará disponível em seu computador, na pasta de downloads.
Obs.: Ao gerar os documentos da gestão da Saúde devem ser observadas duas questões:
- 1 - Só é possível incluir no documento GHEs ou Funções que tenham configurações de PCMSO e que tenham funcionários ativos cadastrados. Desta forma se na unidade não tiver funcionário ou configuração de PCMSO, o documento não será gerado.
- 2 - Se você está gerenciando as informações por GHEs, sempre escolha a opção Informação do documento: Por GHE ao gerar o documento. Se estiver vinculando às funções, escolha a opção: Por Função.
7. Download de eventos do eSocial
O processo de Gestão da Saúde ocupacional na plataforma IndexMed permite a geração do evento do S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador (ASO). Esse evento é gerado toda vez que uma avaliação clínica é registrada na plataforma.
O download deste evento do eSocial em formato .xml pode ser realizado no menu Gestão do eSocial > Eventos de SST.
Após o carregamento da tela, selecione a Empresa, a Unidade e o tipo de evento, depois clique em Buscar. Serão exibidos os eventos do tipo selecionado que foram gerados para os funcionários da Unidade escolhida.
Você pode selecionar até 50 eventos e gerar um lote de envio para o eSocial.
Ou pode selecionar múltiplos eventos para fazer o download de todos ao mesmo tempo. Se optar por download de vários ao mesmo tempo, o sistema compactará todos em um arquivo único no formato ZIP.
Você também pode optar por ignorar o eventos por não considerar que o gatilho que o gerou foi válido ou por qualquer motivo operacional definido em sua empresa ou de seu cliente.
Ao ignorar o evento ele não é excluído permanentemente. Para visualizar o(s) evento(s) ignorado(s), altere o filtro da busca para exibi-los. E você pode reativá-los quando quiser.
Gestão contínua da Saúde Ocupacional
Após as etapas de cadastro, a plataforma IndexMed te ajudará no processo de gestão contínua da saúde ocupacional. O painel da saúde ocupacional, disponível no menu Gestão da Saúde > Painel da Saúde vai te ajudar a acompanhar continuamente as atividades que devem ser realizadas e o panorama dos vencimentos de exames em sua empresa ou de seus clientes. Boa jornada!