Se você atua na área de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), sabe melhor do que ninguém sobre a importância do Abril Verde. Até porque, conscientizar e prevenir é um dos principais pilares do segmento.
Apesar da conscientização e a prevenção serem necessárias o ano inteiro, este período é fundamental para criar campanhas específicas. É uma forma de chamar atenção e engajar colaboradores com maior efetividade.
Continue a leitura para saber mais sobre o Abril Verde e como utilizar a data para realizar campanhas de conscientização sobre a saúde e segurança do trabalho na sua empresa.
Como surgiu a iniciativa do Abril Verde?
A iniciativa do Abril Verde surgiu em 2014, no estado do Paraná, através do Sindicato dos Técnicos de Segurança. O movimento tem como objetivo conscientizar os profissionais sobre a prevenção de acidentes no ambiente do trabalho. Anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem devido a doenças laborais, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Além disso, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial das mortes causadas por doenças advindas do ambiente de trabalho, com 4 mil mortes por ano.
O mês de abril foi escolhido por também possuir outras duas datas importantes sobre o tema, o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/04).
Por que o Abril Verde importa na Gestão de SST?
O Abril Verde não é apenas uma data no calendário. É uma oportunidade estratégica para você ajudar a reforçar o compromisso da empresa com a segurança e saúde dos colaboradores. Além disso, é também o momento de criar ambientes para o esclarecimento de dúvidas dos colaboradores. E ainda reforçar a importância do cumprimento das normas regulamentadoras para a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
1 - Campanhas internas de conscientização
Mesmo que você realize campanhas internas de conscientização ao longo do ano, é o momento de envolver os colaboradores de forma ainda mais eficaz.
A criação de materiais educativos com a temática do Abril Verde pode ajudar a destacar o tema. Os formatos dos materiais podem ser os mais variados: cartazes, vídeos, bottons etc.
Uma dica é você se aliar aos profissionais de marketing da empresa para desenvolver ideias em conjunto e executá-las de forma ainda mais estratégica.
2 - Treinamentos específicos de SST
Durante o Abril Verde, promover treinamentos específicos de SST é fundamental. Abordar temas como uso correto de EPIs, prevenção de quedas e manipulação segura de produtos químicos reforça a importância da segurança no dia a dia laboral.
3 - Eventos interativos de segurança
Outra dica para fortalecer o assunto no Abril Verde é organizar eventos interativos, como simulações de evacuação ou palestras com vídeos educativos e presença de especialistas em SST. Isso pode envolver os colaboradores de forma prática e elucidativa.
Nessas ocasiões, não esqueça de prever momentos em que os colaboradores possam dar suas contribuições, como troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.
4 - Avaliação e melhoria contínua
Aproveitar o Abril Verde para realizar uma avaliação abrangente dos programas de SST da empresa também pode ser uma iniciativa importante. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria permite ajustar estratégias e garantir a eficácia das práticas de segurança a longo prazo.
Em resumo, o Abril Verde oferece uma oportunidade estratégica para fortalecer a cultura de segurança e saúde no trabalho. Esperamos que você possa aproveitar as dicas acima para promover um ambiente de trabalho ainda mais seguro e saudável aí na sua empresa.