No dia 27 de julho é comemorado o dia nacional da prevenção de Acidentes de Trabalho. A data tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.
O Acidente de Trabalho é aquele que ocorre durante a realização do serviço ou no trajeto entre a residência e o trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, gerando perda ou redução da capacidade para o serviço. As doenças ocupacionais também podem ser enquadradas nessa categoria.
Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso é fundamental o uso de EPIs, realização de exames médicos periódicos, entre outros.
A data tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promover um ambiente mais seguro e saudável em setores produtivos.
Uma das principais preocupações nesse setor, está relacionado ao acompanhamento dos exames médicos realizados nas clínicas, que avaliam a saúde e bem-estar dos empregados.
A IndexMed é uma plataforma que realiza o gerenciamento da saúde e segurança ocupacional, incluindo a administração de exames médicos, acompanhando o status em tempo real. Dessa forma, a ferramenta ajuda a garantir o monitoramento adequado da saúde dos colaboradores.
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Registro de Acidentes no Trabalho
Apenas no ano de 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, um aumento de 30% em relação ao ano de 2020.
Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Entre 2012 e 2021, foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões por morte e auxílios-acidente. O gasto previdenciário no mesmo período, ultrapassou os R$120 bilhões somente com despesas acidentárias.
Para o período sob a conjuntura da pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021, em dois anos de pandemia, foram registradas 33 mil CATs e 163 mil afastamentos com casos de COVID-19. Entre as ocupações mais frequentemente informadas nas comunicações estão: técnicos de enfermagem (35%); enfermeiros (12%); auxiliares de enfermagem (5%); faxineiros (3%) e auxiliares de escritório (3%).
Quais são os principais tipos de acidentes de trabalho?
- Queda de altura
- Cortes e amputação de membros
- Choques elétricos
- Intoxicação por substâncias
- Queimaduras
- Esmagamentos e fraturas
Já em relação às doenças profissionais, as mais prevalente no Brasil são
- LER (lesão por esforço repetitivo)
- Transtornos mentais, como depressão e estresse
- Perda auditiva induzida por ruído
- Dermatose ocupacional
- Câncer
Prevenção de acidentes no trabalho
Investir em saúde e segurança do trabalho é o primeiro passo para uma prevenção de acidentes efetiva. Os recursos utilizados para evitar imprevistos têm custos e consequências menores do que lidar com tragédias.
Manter o ambiente de trabalho saudável e organizado é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores. A conscientização é uma das melhores formas de prevenir acidentes. Aplicação das devidas regras e medidas de segurança também devem ser realizadas.
Dicas para prevenção de acidentes e segurança do trabalho
1. Evite a exposição imprudente
É necessário orientar o funcionário. O risco precisa ser entendido e calculado por parte da empresa. Algumas atividades profissionais são perigosas, mas, nesses casos, o trabalhador deve possuir todos os recursos e aparatos de proteção.
2. Mantenha o ambiente de trabalho organizado
Muitos acidentes ocorrem por desorganização na área de trabalho. Objetos obstruindo a passagem, ferramentas guardadas em locais inadequados, tudo isso junto à rotina de trabalho, pode resultar em um ambiente perigoso para todos. Cabe aos gestores supervisionar e manter o local limpo e organizado, orientando da melhor maneira possível os colaboradores.
3. Exija o uso correto das EPIs
Toda empresa é obrigada a fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para seus colaboradores. Existem EPIs específicos para cada trabalho e serviço a ser exercido. Uma vez que esses equipamentos estejam sob posse dos trabalhadores, ele é obrigado a utilizá-los e a zelar pela integridade dos mesmos. A empresa tem o dever de fornecer e o direito de cobrar o uso de cada um deles.
4. Informe-se sobre a CIPA
A CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e tem em vista a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e busca harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores. Procure a CIPA e conheça um pouco mais sobre as ações realizadas no seu local de trabalho.
5. Faça a revisão das máquinas de trabalho
Máquinas inadequadas e seu mau uso são um dos maiores causadores de acidentes no trabalho. Toda máquina precisa de cuidados e revisões frequentes. Se isso não acontecer, ele estará mais suscetível a mau funcionamento e poderá gerar acidentes.
6. Comunique incidentes
Tudo que acontecer fora da normalidade deve ser comunicado aos superiores, principalmente no setor de segurança do trabalho. A comunicação serve para chamar a atenção de ocorrências que podem se repetir com outros trabalhadores, dessa forma, o registro serve para evitar problemas futuros com adoção de práticas simples de correção e prevenção.
7. Realize treinamentos
Os trabalhadores não devem executar atividades para as quais não são treinados, especialmente as que envolvem riscos. Serviços de maior periculosidade exigem treinamentos e cursos mais profundos, em nenhuma hipótese o trabalho deve se arriscar em fazer tarefas que não sejam de sua competência.
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